PREFEITURA DE SÃO BORJA

PALÁCIO JOÃO GOULART

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

PROJETO: “PRÊMIO LEITURA NA ESCOLA”

LEI MUNICIPAL Nº 2614/98

Lei de incentivo à leitura de autoria do Senhor Prefeito Mariovane Weis, na época, vereador na Câmara de Vereadores de São Borja.

A Prefeitura de São Borja, visando estimular o hábito da leitura, institui em âmbito municipal o “PRÊMIO LEITURA NA ESCOLA”, projeto regulamentado e colocado em prática pelo Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Este projeto foi elaborado conforme Lei Nº 2614/9 com o objetivo de incentivar e valorizar o hábito da leitura, para que essa se torne permanente na vida do educando, tendo em vista que é uma aprendizagem que propicia o exercício da capacidade de pensar, que nos guia ao conhecimento do mundo em que vivemos.

Tão importante quanto equipar as bibliotecas das escolas é desenvolver nas crianças e jovens o gosto e o hábito da leitura. Esse é um dos desafios da educação: tornar a leitura presente no cotidiano e na sala de aula, e estimular alunos, pais e professores a frequentarem os espaços de leitura.

O Prêmio Leitura na Escola busca despertar em nossos educandos a valorização do ato de ler.

A Premiação é destinada aquele aluno que com mais assiduidade utilizar os livros das bibliotecas internas das escolas e/ou da Biblioteca Pública Municipal, e entregar ao devolver o livro um pequeno resumo, realizando a interpretação e evidenciando o sentido do texto. O prêmio é um diploma em três vias, que contém nome e brasão da Prefeitura de São Borja, com dados e foto do vencedor do concurso e ainda uma coleção de livros. Também recebem uma menção honrosa os educadores responsáveis pelo projeto e os diretores das escolas vencedoras.

Escolas envolvidas:Escolas estaduais, municipais e particulares de São Borja.

I EDIÇÃO–(Gestão 1997/2000).Governo do ex-prefeito Paulo Baron Maurer.

Obs.: Não foram encontrados registros no Departamento Pedagógico.

II EDIÇÃO – 2006

Participaram 23 escolas: 9 estaduais e 14 municipais.

Participaram 391 alunos

1ª etapa- 880 trabalhos enviados pelas escolas estaduais

681 trabalhos das escolas municipais

Total de 1.561 trabalhos.

2ª etapa- 2.285 trabalhos das escolas estaduais

2.547 trabalhos das escolas municipais

Total de 4.832 trabalhos.

Obs.: No ano letivo de 2007, na “III Edição do Prêmio Leitura na Escola”, foi acrescentado um critério quanto ao tamanho dos resumos dos livros, a fim de padronizá-los.

III EDIÇÃO - 2007

Participaram 21 escolas: 05 estaduais e 16 municipais.

Participaram 956 alunos

1ª etapa -197 trabalhos enviados pelas escolas estaduais

3.542 trabalhos das escolas municipais

Total de 3.739 trabalhos.

2ª etapa- 1.167 trabalhos das escolas estaduais

2.899 trabalhos das escolas municipais

Total de 4.066 trabalhos

IV EDIÇÃO – 2008

Participaram 19 escolas: 05 estaduais e 14 municipais.

Participaram 932 alunos

1ª etapa: 827 trabalhos enviados pelas escolas estaduais

7.121 trabalhos das escolas municipais

Total de 7.948 trabalhos.

2ª etapa: 272 trabalhos das escolas estaduais

5.839 trabalhos das escolas municipais

Total de 6.111 trabalhos.

Na IV Edição do Prêmio Leitura/2008 tivemos como premiação em âmbito municipal à Instituição Escolar que teve o maior número de educandos vencedores ou participantes. Na soma total das duas etapas do ano letivo, independente de suas subcategorias, o prêmio foi um computador. De acordo com o regulamento, a escola vencedora foi a EMEF Neith Aragon Motta.

V EDIÇÃO- 2009

Participaram 22 escolas: 03 estaduais e 19 municipais.

Participaram 701 alunos.

1ª etapa: 510 trabalhos enviados pelas escolas estaduais

4.434 trabalhos das escolas municipais

Total de 4.944 trabalhos.

2ª etapa: 235 trabalhos enviados pelas escolas estaduais

3.825 trabalhos das escolas municipais

Total de 4.060 trabalhos.

Na V Edição do Prêmio Leitura/2009 tivemos como premiação em âmbito municipal à Instituição Escolar que teve o maior número de educandos vencedores ou participantes. Na soma total das duas etapas do ano letivo, independente de suas subcategorias, o prêmio foi um computador. De acordo com o regulamento, a escola vencedora foi a EMEF Neith Aragon Motta.

VI EDIÇÃO- 2010

Participaram 17 escolas: 01 estaduais e 16 municipais.

Participaram 1.087 alunos.

1ª etapa: 22 trabalhos das escolas estaduais

2.887 trabalhos das escolas municipais

Total de 2.909 trabalhos.

2ª etapa: 2785 trabalhos das escolas municipais

Total de 2.785 trabalhos.

Na VI Edição do Prêmio Leitura/2010 tivemos como premiação em âmbito municipal à Instituição Escolar que teve o maior número de educandos vencedores ou participantes. Na soma total das duas etapas do ano letivo, independente de suas subcategorias, o prêmio foi um computador. De acordo com o regulamento, a escola vencedora foi a EMEF Ivaí.

Acreditamos no resultado positivo do projeto, pois tivemos um aumento significativo de leitores nas bibliotecas, tanto das escolas municipais e estaduais.

Coordenadora do Projeto: 2006 e 2007 – Profª Regina Martini

Coordenadora do Projeto: 2008, 2009 e 2010– Profª Mara Peruzzi Silva